top of page

A Focus Communications esteve presente no seminário: ““Como práticas agropecuárias sustentáveis redu

Ocorreu no dia 7 de dezembro de 2016 o seminário “Como práticas agropecuárias sustentáveis reduzem as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentam a produção de carne na Amazônia”, promovido pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), na Universidade do Hambúrguer, em Barueri-SP. O seminário contou com dois objetivos principais, o primeiro em divulgar os resultados das pesquisas realizadas pela Imaflora sobre as boas práticas da pecuária em Fazendas do Mato Grosso, e o segundo em divulgar um balanço das atividades do GTPS no ano de 2016.

As apresentações contaram com os palestrantes Francisco Beduschi, Presidente do GTPS, com a palestra Programa Pecuária Sustentável na Prática, Laurent Micol, Diretor de Governança e Investimentos da Pecuária Sustentável da Amazônia (PESCA), com a palestra Práticas no Campo, e Ciniro Costa Junior, Analista de clima e agricultura do Imaflora, com a palestra Como práticas agropecuárias sustentáveis reduzem as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentam a produção de carne na Amazônia. O seminário contou também com um debate e um momento de perguntas para os presentes no evento.

Para Francisco Beduschi, Presidente do GTPS, “existe toda uma cadeia que se move na direção desses projetos sustentáveis apresentados, como o Novo Campo, para assim esses projetos tornarem-se regras e não exceção no Brasil, e essa é a grande missão de estarmos aqui”.

Já Márcio Nappo (foto), executivo da JBS destacou sobre a importância da transparência na pecuária através do cadastro geográfico: “ o consumidor mais do que tudo quer saber de onde vem a comida, aonde foi produzida, quais foram os ingredientes no processo de produção, e o que se busca é a transparência em todo o processo, chamada na pecuária de rastreabilidade, com toda a transparência na parte sanitária, por exemplo, e na sustentabilidade a rastreabilidade nas fazendas que cumpram com os compromissos de sustentabilidade. E temos clientes na Europa, que quando tiverem uma rastreabilidade de ponta a ponta do produto, eles estarão dispostos a operar em fazendas que não estejam na Amazônia, para não serem acusados de algum tipo de envolvimento em desmatamento, por isso é fundamental ter uma gestão transparente”.

O estudo da Imaflora, que produziu o relatório “Boas Práticas Agropecuárias Reduzem as Emissões de GEE e Aumentam a Produção de Carne na Amazônia”, teve como uma de suas conclusões que o programa Novo Campo tem o potencial de aumentar a produção de carne em 5 vezes e reduzir 50% das emissões de GEE por hectare de área produtiva e 90% das emissões por quilograma de carne produzida. Veja o relatório completo em: http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/5847dfba58354_relatorio.pdf


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page